Edição 2813

Castro-PR, Sábado, 29 a 31 de Agosto de 2015 * Ano XXV
Postado por Redação /  29.08.2015

Dia de Castro respira cultura
Para dar sequência à programação do 16° Dia de Castro, este final de semana está recheado de atividades para os castrenses curtirem sua cidade e para os visitantes conferirem o que a cidade tem a oferecer. Entre as atrações, neste sábado e domingo, a entrada é franca para todos que forem visitar o Memorial da Imigração Holandesa e o Museu Holandês, na Colônia Castrolanda. A noite de sábado será reservada para mais atividade cultural. A programação será no Teatro Bento Mossurunga, a partir das 20 horas. Na ocasião, haverá apresentação do Coral da Copel, seguido pela Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa, a custo zero.
página 5


REDE CIDADE DIGITAL EM CARAMBEÍ
Praça Cívica tem wi-fi gratuito
Atualmente os brasileiros passam mais tempo navegando na internet do que assistindo TV, segundo a ‘Pesquisa Brasileira de Mídia 2015’, o que justifica a principal praça de Carambeí ganhar um atrativo tecnológico. Na quinta-feira (27) a prefeitura de Carambeí inaugurou o primeiro espaço público com sinal wi-fi gratuito de internet do município. O local escolhido foi a Praça Cívica, no centro da cidade.
página 7


RODOVIÁRIA DE CASTRO
Guichês são alvos de assalto
Na quinta-feira (27), por volta das 18 horas, dois guichês de passagem, localizados no interior da rodoviária de Castro, foram assaltados. Segundo informações das próprias vítimas, em um deles o ladrão que estava armado de revólver não conseguiu levar o dinheiro, porém, na segunda tentativa acabou levando cerca de R$ 350,00.
página 11


Caramuru enfrenta o Guarapuava em casa
Em jogo antecipado, o Vapza Caramuru Futsal irá enfrentar na segunda-feira (31) o CAD Guarapuava. O jogo acontece a partir das 20 horas no Ginásio Padre José Pagnacco, em Castro.
página 8


'Big Time Orchestra' estará em Arapoti
A revista 'To de Olho Magazine' comemora no mês de novembro o primeiro ano de circulação em Arapoti. O evento que marca as comemorações contará com a apresentação da banda semifinalista do programa Superstar, da TV Globo, Big Time Orchestra.
página 6


PM apreende contrabando
Três adultos presos, dois adolescentes apreendidos, drogas, arma de fogo, munições e um explosivo encaminhados à Delegacia, foi o resultado da Operação Policial - mandados de busca e apreensão - realizado por militares da 3ª CIA do 1° Batalhão, em Carambeí.
página 11

Encerram oficinas do Orçamento Participativo
Em reunião na noite de quinta-feira (27), a comunidade castrense teve a possibilidade de conhecer e participar de diversas ações desenvolvidas pela Prefeitura de Castro.
página 5

FAZENDA CAPÃO CIPÓ
Pauliki articula apoio do G7 à reintegração de posse
página 3

10 CANDIDATAS
Associação realiza concurso 'Miss Jaguariaíva 2015'
página 6

__________________________
CARTA ABERTA AOS CASTRENSES
Invasão da Fazenda Capão do Cipó Berço da Agropecuária Sustentável
A reflexão: porque destruir o maior centro de formação profissional, difusão e pesquisa agropecuária de Castro e região?
Recentemente perdemos o curso de Zootecnia que voltou para Ponta Grossa, agora vamos perder mais o Centro de Treinamento para Pecuarista e o campo de pesquisa da Fundação ABC?

O Fato: Como é do conhecimento geral no último dia 24 ocorreu a invasão da Fazenda Cipó de propriedade da União e hoje utilizada por essas instituições. O pretexto é a destinação da área para reforma agrária. Os invasores são do MST.
Ambas instituições (CTP e Fundação ABC) possuem registro de utilidade pública e há mais de 40 anos utilizam a fazenda para atividades de difusão, pesquisa e desenvolvimento na área rural e são reconhecidas como grandes responsáveis pelas conquistas tecnológicas que destacam nosso município no cenário agropecuário do país.
Castro vive principalmente do leite, da soja, do milho, do feijão e de mais uma centena de produtos da agropecuária, como demonstram as estatísticas do DERAL e do IBGE que indicam o nosso município como a maior bacia leiteira do país, maior PIB agropecuário do Paraná, segundo maior em Valor Bruto da Produção do Paraná.
A maior parte dos recursos do orçamento de nosso município, dos empregos, e da renda de nossa população vem dessa atividade, inclusive o recente processo de industrialização transforma produtos como milho, suínos, leite e rações. O setor de comercio e serviços também tem seu faturamento em grande parte oriundo da atividade agropecuária.
Nesse contexto não existe destino mais adequado e eficaz para aquela área pública do que manter vivas essas instituições que dão o suporte tecnológico necessário ao nosso principal negócio.
Em termos de assentamento (como pretendido pelos invasores) a fazenda comporta 20 famílias e as duas instituições lá instaladas hoje empregam 40. Faz sentido desalojar 40 para assentar 20?
Pelo CTP já passaram mais de 13.700 treinandos (inclusive assentados da reforma agrária) e os beneficiários da Fundação somam 4.000 produtores.
Olhando o absurdo da pretensão dos invasores e o respaldo que encontram em determinadas esferas do governo, verificamos que não é somente pela corrupção que se desperdiça dinheiro público, decisões sem sentido e muitas vezes motivadas por posições ideológicas, também causam sérios prejuízos à comunidades inteiras.
Por isso pedimos o apoio dos castrenses para que não percamos mais essa.

Sindicato Rural de Castro

APOIO
* AceCastro * Sindicastro * Unicastro * Forum de Entidades do Município de Castro * Núcleo Sindical dos Campos Gerais (Composto pelos Sindicatos Rurais de Arapoti, Piraí do Sul, Carambeí, Ponta Grossa, Palmeira, Teixira Soares, Ipiranga, Imbituva, Reserva, Ortigueira, Telemaco Borga, Ivai e São João do Triunfo, Jaguariaiva, Tibagi.
Imprimir Página! Criar arquivo PDF para esta notícia!
Ir para página  1 2 3 ... 22 23 24

Edições Anteriores

 Edição 2812 Postado por  Redação - 26/Aug/2015, 21:09
 Edição 2811 Postado por  Redação - 24/Aug/2015, 21:24
 Edição 2810 Postado por  Redação - 21/Aug/2015, 21:10
 Edição 2809 Postado por  Redação - 19/Aug/2015, 21:28
 Edição 2808 Postado por  Redação - 17/Aug/2015, 21:12
 Edição 2807 Postado por  Redação - 14/Aug/2015, 21:27
 Edição 2806 Postado por  Redação - 12/Aug/2015, 21:00
 Edição 2805 Postado por  Redação - 10/Aug/2015, 21:16
 Edição 2804 Postado por  Redação - 07/Aug/2015, 21:59

Leitura Online no Issuu